quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DIGA-ME O QUE FAZES EM TEU TEMPO LIVRE E DIREI QUEM ÉS!



Não consigo me lembrar onde li isso, mas concordo plenamente. Recentemente realizei a seguinte pesquisa:


Na sua opinião, quanta influência os programas de TV (tais como novelas e reality shows) têm sobre o povo em geral?


(    ) Bastante, a ponto de fazerem muitos imitarem os comportamentos exibidos.
(    ) Considerável, entorpecendo a mente e fazendo coisas absurdas parecerem normais.
(    ) Pouca, por se tratar de mero entretenimento.
(    ) Nenhuma, pois o que assistimos não tem ligação com o que fazemos ou somos.


Percebi depois que as opções eram ligeiramente manipulativas, a pessoa teria que ser muito fã das novelas e/ou BBB para votar nas opções 3 ou 4. E a própria disposição das respostas ficou constrangedora. Porém o objetivo não era aviltar os telespectadores desse tipo de programas, mas apenas incentivar uma reflexão a respeito do que temos trazido para nossos lares através da televisão.

Conheço várias pessoas que concordam quanto à péssima qualidade do que vem sendo exibido, mas que assistem (ou deixam passando) mesmo assim!
"Quem não vive de acordo com suas crenças é porque não crê." (Thomas Fuller)

Não podemos nos comportar de maneira passiva, aceitando toda baixaria como se fosse algo normal!
Isso até pode ser chamado de distração, pois há quem acompanhe procurando esquecer seus problemas e preocupações, para relaxar. Mas é uma distração extremamente maléfica, que embota a mente e não agrega nada de bom!
Mil vezes melhor seria procurar uma recreação - uma distração saudável, como um exercício, uma atividade ao ar livre, um bom livro, ou até mesmo um filme adequado.

Sou muito grata por existir tantas coisas boas e louváveis com as quais podemos nos envolver e nos divertir sem precisar de apelações medíocres e vulgares!






2 comentários:

  1. é verdade... vejo que isso que vc citou e inclusive a internet tem tornado as pessoas cada vez mais fúteis e esse é um risco que nós corremos caso não selecionemos com o que vamos gastar nosso tempo. eu sempre falo que as donas de casa e mães... não tem muuuito tempo pra isso tudo... se elas tem.... então alguma parte da casa se não toda ela, deve estar precisando de limpeza hahahah.
    bjs e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Já tem um bom tempo que abolimos novelas e outros programas de nossa rotina, não sabemos nem mais o nome de que novelas passam na TV. Podemos concluir que não perdemos nada e ganhamos muito mais tempo de conversa entre a família. Selecionamos melhor o que vamos assistir e quando vamos assistir e temos feito outras atividades como leitura e jogos. Tem sido uma experiência bem agradável!

    ResponderExcluir